ANP divulgou lista para L82 com uma usina a menos que últimos certames
As usinas que concorrerão ao último leilão público de biodiesel já foram definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ao todo, 44 usinas foram habilitadas para a participação do próximo certame organizado pela ANP. O número é menor que o registrado nos últimos 3 leilões, quando 45 usinas entraram na disputa.
O motivo dessa redução foi a exclusão da planta da Brejeiro em Orlândia (SP). A usina foi considerada inapta pela ANP por conta de uma certidão estadual irregular. Ela era uma das 5 fábricas que haviam sido listadas como pendentes na pré-lista da agência e sua não participação significa uma redução de 22 milhões de litros de capacidade produtiva total do leilão.
As outras quatro usinas pendentes (ADM de Rondonópolis/MT, Aliança, Bio Vida e PBio de Candeias/BA) foram consideradas aptas para a disputa e, somadas, possuem capacidade de mais de 140 milhões de litros de biodiesel. No último dia 20, a ANP divulgou que 48 usinas haviam demonstrado interesse em participar do leilão, incluindo duas que nunca tinham participado de um certame.
O L82 está marcado para iniciar no dia 04 de outubro e será mais um com a mistura reduzida neste ano. O CNPE diminuiu, mais uma vez, para 10% a quantidade de biodiesel adicionada ao diesel fóssil. O motivo foi, de novo, um aumento dos preços do combustível nas bombas. O L82, que abastecerá o mercado nos meses de novembro e dezembro, também será marcado como o último leilão público de biodiesel organizado pela ANP antes da mudança na forma de negociação, que, a partir de janeiro de 2022, será feita de forma direta entre produtores e distribuidores.
Fonte: Biodiesel BR