A fabricante alemã dá um passo na contramão das concorrentes, que focam no desenvolvimento de elétricos
A preocupação com as mudanças climáticas, o aquecimento global e as emissões de carbono tem crescido ano após ano. E isso não seria diferente em um setor que polui tanto quanto o de transporte. O setor de automóveis se mobiliza há anos para tentar reduzir sua pegada de carbono na atmosfera e algumas soluções vêm sendo apresentadas. A majoritária dentro da categoria é o abandono dos motores à combustão em direção aos motores elétricos, muito menos poluentes.
Entretanto, uma das maiores fabricantes de carros do mundo, a Volkswagen, deu um passo na contramão deste movimento. No último dia 14 de dezembro, a fabricante anunciou que não abandonará o desenvolvimento de motores à combustão, pelo menos nos próximos anos. A estratégia da empresa, no entanto, mudará bastante. O foco a partir de agora será a utilização de combustíveis sintéticos nos motores 4 cilindros turbodiesel.
Segundo a montadora, esses combustíveis têm a capacidade de reduzir as emissões de carbono em 70% até 95% em comparação ao diesel convencional. Essa nova frente de desenvolvimento será fundamental para a Volkswagen em seus planos de reduzir suas emissões em 40% até 2030, uma vez que ela surge como uma alternativa aos carros elétricos, atendendo às necessidades de diferentes consumidores. Além disso, a fabricante deixa claro que seguirá aumentando seus esforços no desenvolvimento de carros total ou parcialmente elétricos para alcançar sua meta.
De acordo com o comunicado divulgado pela alemã, todos os modelos 4 cilindros à diesel lançados a partir de junho de 2021 já estão aprovados para o uso de biocombustíveis sintéticos, em acordo com a norma europeia EN 15940. O biocombustível destacado pela Volkswagen foi o HVO (óleo vegetal hidrotratado), produzido a partir de óleo vegetal ou gordura animal em reação com hidrogênio em alta pressão. O HVO possui a vantagem de utilizar a estrutura das refinarias atuais e pode ser usado nos carros de forma pura ou misturado, em qualquer proporção, ao diesel fóssil.
“Através da utilização de combustíveis ecológicos nos modelos Volkswagen aprovados, nós estamos tornando possível que consumidores de toda a Europa possam reduzir significativamente suas emissões de carbono assim que o combustível esteja disponível localmente. Por exemplo, o uso de combustíveis parafínicos é uma opção adicional sensata para empresas que possuem frotas mistas com veículos elétricos e convencionais”, explicou o professor Thomas Garbe, Chefe de Gasolina e Diesel da Volkswagen.
Fonte: Volkswagen Newsroom e Profissão Biotec