O projeto chamado Omega Green terá investimento de cerca de US$ 1 bilhão e será a primeira planta de biocombustíveis avançados do Hemisfério Sul
*Foto: Divulgação – BSBIOS
A produtora de biocombustíveis, BSBIOS, e a distribuidora de combustíveis paraguaia, Copetrol, assinaram, nesta terça-feira (25), um memorando de entendimento que possibilitará que a paraguaia se torne sócia do projeto Omega Green, biorrefinaria que está sendo construída país. O empreendimento será a primeira planta de biocombustíveis avançados do Hemisfério Sul.
“Essa parceria vai fortalecer o projeto e reforçar o compromisso do Omega Green com o país. Ter como sócia uma empresa paraguaia, para nós que estamos chegando no país, nos traz ainda mais segurança”, disse o presidente da BSBios, Erasmo Carlos Battistella. A cerimônia do acordo aconteceu na sede da BSBIOS, em Passo Fundo (RS), e contou com a presença de Batistella e Blas Zapag, presidente da Copetrol.
A Copetrol possui, no Paraguai, mais de 600 postos de serviços e é, atualmente, a líder do país em distribuição e importação de combustíveis. A distribuidora é a principal empresa do Grupo Zapag, que possui outros empreendimentos bilionários no país.
A Omega Green
O projeto Omega Green é uma iniciativa da produtora de biocombustíveis, BSBIOS, e ela está sendo construída para ser a primeira biorrefinaria com foco em biocombustíveis avançados de todo o Hemisfério Sul. Suas obras começaram em novembro de 2021, com a definição de vias internas e de acesso, assim como o cercamento de toda a área que abrigará as instalações.
Anunciado em fevereiro de 2019, o projeto terá um investimento de cerca de 1 bilhão de dólares e a previsão é que sua operação comece no primeiro semestre de 2025. Os focos deste novo empreendimento serão o bioquerosene de aviação e o óleo vegetal hidrotratado (HVO), todavia as instalações serão capazes de também produzir gás renovável e nafta verde. A capacidade produtiva da planta será de cerca de 20 mil barris por dia e seus produtos serão destinados aos Estados Unidos, ao Canadá e à União Europeia.
Não foram informados detalhes do acordo entre BSBIOS e Copetrol, como a fatia do negócio adquirida pela distribuidora paraguaia, nem o valor investido no projeto. Todavia, com o investimento bilionário já divulgado, o projeto Omega Green será o maior empreendimento privado estrangeiro da história do Paraguai.
Fonte: epbr, Forbes Brasil e Biodiesel BR