loader image

Amazon lidera compras corporativas de energia renovável

Gigante do varejo adquiriu mais de 6 gigawatts de energia limpa em ano recorde para categoria

 

O mercado de energia no mundo parece ter um caminho bem definido para os próximos anos. A utilização e os investimentos em energias limpas e renováveis crescerá cada vez mais, enquanto os combustíveis fósseis ficam ano a ano mais obsoletos. Dentro desse movimento estão diversas empresas que se esforçam para limpar suas fontes de energia para combater as mudanças climáticas.

Em 2021, a quantidade de energia renovável adquirida por corporações foi a maior da história. Segundo um relatório da BloombergNEF, as compras corporativas de energia limpa chegaram a 31,1 gigawatts de capacidade. Esta quantidade corresponde a 10% de toda a nova capacidade energética construída no mundo em 2021. Além disso, ela equivale a mais de um terço da capacidade produtiva da Califórnia.

A gigante do varejo Amazon liderou o ranking de mais de 130 empresas de 32 países que anunciaram publicamente a compra de energia renovável em 2021. Sozinha, a companhia americana foi responsável por adquirir 20% do total do ano, cerca de 6,2 gigawatts. Essa capacidade produtiva foi dividida em 44 PPA’s (sigla em inglês para Contrato de Compra de Energia) espalhados por 9 países. Com essa adição, a capacidade de produção de energia renovável total da Amazon atingiu 13,9 GW, se tornando a 12ª maior do mundo neste quesito.

Este é o segundo ano consecutivo que a Amazon lidera esse ranking, se mantendo firme em sua meta de neutralizar suas emissões de carbono em 2040, uma década antes da maioria das promessas nacionais. A companhia enfrenta problemas com sua imagem em relação aos direitos de seus trabalhadores e à sustentabilidade de seu sistema de entregas rápidas.

 

Fonte: Yahoo! Finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish