loader image

ANP anuncia que distribuidoras cumpriram 96,8% da meta de CBios de 2021

Ao todo, 24,405 milhões de Créditos de Descarbonização foram retirados do mercado pelas empresas

 

Na última quinta-feira (6), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que as distribuidoras de combustível aposentaram, retiraram do mercado, 24.405.193 Créditos de Descarbonização (CBios) durante o ano de 2021. O montante representa 96,8% da meta de 25,223 milhões de CBios estipulada pela ANP para o período.

De acordo com a agência, 118 das 142 distribuidoras que possuíam metas para o ano cumpriram entre 85% e 100% dos seus objetivos. Outras 7 cumpriram menos de 85% e 17 não aposentaram nenhum CBio durante o ano. Entre as companhias que não tinham meta obrigatória, ou seja, que aposentaram Créditos de Descarbonização por vontade própria, cerca de 1400 créditos foram retirados do mercado. Esta quantidade será descontada da meta de 2022.

O CBio ou Crédito de Descarbonização faz parte do programa nacional de biocombustíveis, o RenovaBio, e é um título emitido pelos produtores ou importados de biocombustível que deve ser adquirido pelos distribuidores. Cada CBio equivale a uma tonelada de carbono que deixou de ir para a atmosfera. As empresas que não cumpriram suas metas individuais serão multadas e os créditos transferidos para 2022.

 

Fonte: Agência Estado e CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish