Cervejaria planeja alcançar 50% dos estabelecimentos parceiros ao redor de 19 capitais pelo Brasil até 2030
A cervejaria Heineken anunciou que realizará um projeto no qual irá fornecer energia limpa para estabelecimentos parceiros por todo o Brasil. A companhia levará 100 MW de energia solar e eólica para 50% dos bares e restaurantes parceiros espalhados por 19 capitais brasileiras até 2030. A empresa ainda garantiu que os estabelecimentos não terão nenhum custo adicional para receber a energia verde e ainda terão até 40% de redução na conta de luz.
A ação da cervejaria se baseará apenas em facilitar o acesso de bares e restaurantes à energia renovável. A partir daí, a energia chegará ao estabelecimento sem nenhuma mudança nem custo adicional. Em comunicado, a Heineken ainda garantiu que não haverá necessidade de alterações no sistema elétrico, nem nenhum tipo de taxa. Para participar, os estabelecimentos precisam se cadastrar em uma plataforma digital da empresa e por lá será feita a conexão entre as duas partes. Atualmente, o projeto está em fase de testes em Curitiba, Cuiabá e Belo Horizonte, mas, até o início de 2022, estará percorrendo o restante das capitais.
Este não é o primeiro projeto da Heineken em relação a energias renováveis. Este programa segue uma postura da empresa que envolve projetos muito maiores relacionados a descarbonização de suas operações. Em setembro de 2021, anunciou um acordo de 10 anos com a Omega Energia para fornecimento de energia verde que suprirão 100% do consumo de 22 instalações da empresa. Além disso, a cervejaria assumiu o compromisso de zerar suas emissões de carbono de sua produção no Brasil até 2023, 7 anos antes da meta global do grupo. A empresa ainda planeja neutralizar sua pegada de carbono em toda sua cadeia até 2040.
Fonte: Click Petróleo e Gás