loader image

Investimentos em energia renovável batem recorde no primeiro semestre de 2021

Apesar dos US $174 bilhões direcionados ao setor, o crescimento não é suficiente para atingir metas climáticas.

 

No primeiro semestre de 2021, o setor de energias renováveis registrou um novo recorde de investimentos no mundo. De janeiro a junho deste ano, foram injetados 174 bilhões de dólares em energia solar, eólica e outras tecnologias verdes, o que significou o maior valor registrado nos primeiros 6 meses de um ano.

O montante de 2021 superou em US $3 bilhões o antigo recorde, registrado no ano passado e representou o segundo ano consecutivo de crescimento após um período de sucessivas quedas entre 2016, 3ª maior marca já anotada, e 2019. Em percentual, o crescimento foi de 1,8% entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. Por outro lado, o período representou uma queda em relação aos seis meses anteriores, um decréscimo de 7% comparado ao segundo semestre de 2020.

Apesar do valor recorde, o crescimento dos investimentos no setor ainda é pequeno. O mundo está realizando esforços para diminuir as emissões de carbono o quanto antes para frear o aquecimento global e as mudanças climáticas. Todavia, a visão é que o crescimento ainda é lento para que se possa atingir as metas globais de descarbonização. “É necessária uma imediata aceleração se quisermos chegar à neutralidade nas emissões de carbono”, afirmou Albert Cheung, chefe de análise do Bloomberg NEF.

O crescimento, apesar de pequeno, foi impulsionado por fundos angariados nos mercados públicos na primeira metade do semestre, com 28.2 bilhões de dólares, mais do que o quíntuplo do ano passado. Investimentos no mercado de capital de risco e no mercado privado também aumentaram. 

O capital colocado em projetos de energia solar também cresceu e atingiu um novo recorde com US $78.9 bilhões, 9% a mais que no ano anterior. Por outro lado, os investimentos em energia eólica caíram 30% em relação ao ano passado.

 

Fonte: Bloomberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish