Apesar do pouco tempo de vida da Óleoponto, a startup já acumula diversas experiências engrandecedoras como empresa. Completando 2 anos de existência neste mês de julho, a Óleoponto já teve a honra de discursar em palestras e disputar grandes competições entre startups.
Palestras
No mundo do empreendedorismo, palestras são atividades extremamente corriqueiras. Elas representam um momento de troca de informações, experiências, dicas, além de ser uma forma de levar motivação e coragem aos ouvintes, elementos essenciais para empreendedores.
O próprio surgimento da Óleoponto, inclusive, tem uma íntima relação com esse tipo de evento. Como já contamos em um texto aqui no blog, em uma palestra em 2018, o fundador da Óleoponto, Zadrik Mendonça, teve a oportunidade de conversar com Robinson Shiba, fundador da China in Box, e recebeu conselhos valiosos para o início da startup.
Algum tempo depois, Zadrik experienciou o outro lado da moeda, passou de ouvinte a palestrante. A primeira aconteceu antes mesmo da Óleoponto virar definitivamente uma empresa. Em junho de 2019, Óleoponto e FEA Júnior USP já trabalhavam juntos no desenvolvimento da startup e, através dessa parceria, Zadrik foi convidado a falar em um evento da empresa júnior. Ao lado de grandes nomes do empreendedorismo, Zadrik contou como era a experiência de construir um modelo de negócios de impacto.
O evento, intitulado FEAT Potencializando Conexões, foi organizado pela FEA Júnior USP e aconteceu em São Paulo, no Amcham Business Center e contou com um público de cerca de 200 pessoas. Além de Zadrik, também palestraram Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, professora doutora da FEA USP, Eduardo Missaka, CEO e Cofundador da Espressolabs e Eduardo Baer, ex-membro da empresa júnior e cofundador do IFood e da DogHero. “Nunca imaginei estar falando para alguém assim. A partir dali comecei a perceber que a Óleoponto estava no caminho. Aquilo ali foi um impulso.”, contou Zadrik.
Poucos meses depois, outra oportunidade de dar palestra surgiu. Dessa vez, a Zadrik foi convidado a falar sobre a Óleoponto no ENEJ 2019, Encontro Nacional das Empresas Juniores, uma vez que a startup já era parceira de duas grandes empresas juniores da Universidade de São Paulo, A EESC jr. e a FEA Júnior USP.
No evento do ano anterior, as duas empresas juniores já haviam se apresentado juntas para falar sobre a Óleoponto, quando as parcerias estavam na sua fase inicial. Um ano depois, Zadrik pode comparecer à palestra para representar a startup e contar a experiência de desenvolver uma empresa em colaboração a duas empresas juniores.
O ENEJ de 2019 aconteceu em Gramado, Rio Grande do Sul, e contou com mais de 5 mil jovens empreendedores, estudantes universitários membros de empresas juniores por todo o país. A Brasil Júnior foi a entidade que organizou a conferência.
Competições de startups
Outra prática comum no meio empreendedor, em especial entre startups, são as competições e desafios entre startups. Esse tipo de evento estimula o desenvolvimento dessas pequenas empresas, por meio de uma competição saudável, além de dar visibilidade e bagagem aos empreendedores envolvidos.
A Óleoponto já participou de dois desafios desse tipo. O primeiro foi o Desafio de Inovação em Saneamento – Open Spot ABES, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no início de 2021. O desafio reuniu os melhores projetos de inovação no setor de saneamento de todo o Brasil. O Open Spot ABES buscava soluções inovadoras para viabilizar a universalização dos serviços de coleta, distribuição, e tratamento de água e esgoto no Brasil.
A Óleoponto chegou até a final do desafio, ganhando a oportunidade de participar do Pitch Day com as demais empresas finalistas e com uma banca examinadora multidisciplinar. Segundo o fundador da startup, essa experiência foi ótima, pois deu à Óleoponto acesso a pessoas e informações da área de saneamento diretamente. “Foi cirúrgico!”, pontuou Zadrik.
O segundo desafio que a empresa participou foi o ClimateLaunchpad 2021, uma competição internacional, organizada, no Brasil, pela Climate Ventures. Esse desafio procurava os melhores “novos negócios verdes”, ou startups que criam impacto positivo no meio ambiente.
A Óleoponto foi escolhida como uma das 40 melhores startups brasileiras do ramo. Na última etapa em que a empresa participou, seus membros realizaram um curso, em inglês, com 7 módulos com videoaulas e perguntas, que tratavam sobre empreendedorismo, a vida de uma startup,impacto, entre outros temas.
Todas essas experiências fazem parte da história da Óleoponto até aqui e, com certeza, foram essenciais para o engrandecimento da startup e de seus membros.