Para startups, os programas de aceleração são uma etapa fundamental para o desenvolvimento da empresa. Eles proporcionam atividades e contatos que, para pequenos empreendimentos que estão surgindo, são essenciais para dar um passo além.
Mas, o que são programas de aceleração? Como o próprio nome diz, eles existem para acelerar o crescimento de startups. Auxiliam essas pequenas empresas a saírem do estágio inicial e a chegarem prontas para receber investimentos e crescer no mercado.
Para que essa aceleração aconteça, os programas oferecem uma série de atividades e eventos para imergir as startups no mundo do empreendedorismo. Entre elas, as aceleradoras promovem um acesso direto a novas oportunidades de mercado e a investidores e realizam mentorias, cursos e workshops, com o objetivo de dar experiência, bagagem e conhecimento àquelas empresas que estão entrando no mercado.
A Óleoponto já teve a oportunidade de ser selecionada para participar de dois programas de aceleração, o Capital Empreendedor e o InovAtiva de Impacto. Ambos estão entre os maiores programas da categoria e foram experiências muito engrandecedoras para a startups.
Para Zadrik Mendonça, fundador da Óleoponto, as duas experiências foram ótimas para a startup. Segundo ele, tanto o Capital Empreendedor quanto o InovAtiva de Impacto geraram uma grande visibilidade para a startup no cenário empreendedor do país. “Para toda startup, é fundamental passar por essas experiências. Os programas têm acesso a recurso intelectual, que é o mais importante para uma startup no começo, mais do que dinheiro. É compreender, entender o negócio dele, conhecer as dores de seu negócio e poder compartilhar isso com outras startups, outros CEOs, outros empreendedores, poder conhecer a história e a jornada de cada um.”, complementou Zadrik.
Capital Empreendedor
O Capital Empreendedor é, atualmente, um dos maiores programas de aceleração do Brasil. Ele é promovido pelo SEBRAE anualmente e reúne startups de todo o país para participarem de mentorias, oficinas e workshops durante algumas semanas.
A Óleoponto foi selecionada para participar da edição de 2020 e proporcionou um ganho de conhecimento, vivência e conexões que transformou e deu um novo rumo para o futuro da startup.
O Capital Empreendedor ainda possui o diferencial de colocar as startups participantes de frente com fundos de investimento e empreendedores de grandes empresas para a troca de experiências e informações de maneira muito intensa. O programa fornece um contato muito direto com essas pessoas, o que faz com que seja extremamente fácil absorver informações e imergir e criar laços com peças chave do mercado.
No caso da Óleoponto, tivemos contato direto com a aceleradora Ventiur, do Rio Grande do Sul. Ela transmitiu conhecimentos e experiência para a startup que foram extremamente valiosos para nós e, até hoje, mantemos contato com os profissionais de lá.
InovAtiva de Impacto
Também em 2020, a Óleoponto foi selecionada para o InovAtiva de Impacto. Ele é um programa promovido pela InovAtiva Brasil para startups que queiram, além de gerar lucro, gerar algum impacto social ou ambiental. A Óleoponto se encaixa perfeitamente nessa categoria, se candidatou e foi selecionada para participar de cursos e mentorias especializadas.
Além dessas atividades, a InovAtiva de Impacto proporciona uma coisa fundamental para startups: conexão. As empresas selecionadas têm acesso a uma rede muito grande de contatos de empreendedores com um objetivo semelhante ao seu, que é de criar impacto. A Óleoponto conheceu e fez amizade com algumas cleantechs (startups de tecnologia “verde”, que se relacionam com boas práticas ambientais), que proporcionaram uma grande troca de informações, dados e experiência fundamentais para nossa startup.