loader image

Produção de biodiesel cresce 13% no 1° semestre de 2021

Apesar de obstáculos impostos pelo mercado pandemia, setor segue em crescimento

 

A despeito de dificuldades colocadas pelo mercado e, naturalmente, pela pandemia, o setor do biodiesel consegue manter-se em ascensão. Segundo dados mais recentes da Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de biodiesel no Brasil cresceu mais 13% nos primeiros seis meses de 2021. 

Ao todo, no país, foram produzidos 3,35 milhões de m³ do biocombustível, um recorde para o período. Se mantiver essa média semestral ao longo deste ano, alcançando 6,7 milhões de m³, a quantidade superará em 4% o montante de 2020, que foi de 6,43 milhões de m³.

Considerando as condições do mercado no primeiro semestre de 2020, o crescimento de 13% não significa muita coisa. Nessa época, a pandemia havia acabado de chegar ao Brasil e a produção foi, evidentemente, comprometida. A situação só não foi pior, porque o B12 substituiu o B11 pouco tempo antes das medidas restritivas serem implementadas no país.

O aumento em 1% na mistura com o diesel fóssil foi essencial para que o setor tivesse um respiro em meio à crise do coronavírus. Mesmo com os inevitáveis percalços de 2020, a produção de biodiesel ainda conseguiu fechar o ano com um aumento de 9% em relação à 2019.

Todavia, vale salientar que o primeiro semestre de 2021 também não foi fácil para o mercado de biocombustíveis no Brasil. O país viveu, nos primeiros meses do ano, seu pior momento sanitário em relação a COVID-19, com recordes diários de infecções e óbitos pela doença. Nesses meses, os estados e municípios voltaram a decretar medidas restritivas para conter o avanço da contaminação.

Além disso, o mercado também não contribuiu com o setor neste semestre. A mistura do biodiesel subiu para 13% no mês de março, substituindo B12, implementado um ano antes. Entretanto, o óleo de soja teve uma alta histórica pouco tempo depois, o que elevou consideravelmente o preço do combustível no país. Temendo uma pressão inflacionária causada pelo óleo, o governo federal reduziu a porcentagem da mistura para 10% pouco mais de um mês após a implantação do B13.

 

Fonte: Biodiesel BR, StoneX e G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish