loader image

ANP divulga resultados do 81° leilão de biodiesel

Agência confirmou o bom resultado do pregão que abastecerá o mercado nos meses de setembro e outubro

 

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis anunciou a venda de 1.293.587.000 litros de biodiesel no 81° leilão organizado pela agência. Segundo a ANP, todo o volume foi comprado para atender à mistura obrigatória e nada para mistura voluntária. Todos os produtores que realizaram vendas nesse último pregão possuem o Selo Combustível Social.

Ainda segundo os dados divulgados, 45 produtores ofertaram 1.534.960.000 bilhões de litros de biodiesel no L81, entre os dias 10 e 13 de agosto de 2021. Isso significa a aquisição de mais de 84% do volume colocado à disposição das distribuidoras. Em comparação com o 80° leilão, o L81 registrou um aumento de 2 produtores participantes com quase 5,3% a mais de biodiesel ofertado. Ainda em comparação ao L80, o último resultado mostrou um crescimento 17% no volume total arrematado pelas distribuidoras — de 1,10 bilhão para 1,29 bilhão de litros — e um aumento de cerca de 9% na razão entre volume arrematado e volume ofertado — de 75% para 84%.

A ANP também informou que o preço médio do biodiesel no 81° leilão foi de R$ 5,658 o litro, sem considerar a margem da adquirente, refletindo um deságio médio de 27,6% quando comparado com a média ponderada dos “Preços Máximos de Referência” regionais (R$ 7,811/litro). O valor total negociado foi de 7,32 bilhões de reais, um recorde para o setor entre os leilões de biodiesel. Em relação ao leilão anterior, o valor total arrematado pelos produtores cresceu quase 21%.

Como no L80, não houve nenhuma negociação na etapa destinada para a mistura voluntária. Segundo a agência, mais de 29 milhões de litros de biodiesel foram disponibilizados, porém nada foi adquirido. A ANP ressalta na nota divulgada que esse volume atenderá ao mercado entre o dia 1° de setembro e 31 de outubro, ou o penúltimo bimestre do ano. A ANP ainda precisa publicar o resultado no Diário Oficial da União para torná-lo oficial.

 

 Fonte: portal Terra, Gov.br e Biodiesel BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish