Desempenho ficou abaixo da média e do esperado, após um bom resultado no mês de novembro
O mês de dezembro não foi um grande mês para o setor de biodiesel. Segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as distribuidoras de combustível retiraram apenas 91,2% do biodiesel contratado para o último mês do ano. Em volume, cerca de 499,1 milhões de litros de biodiesel chegaram ao mercado em dezembro.
De acordo com as regras do 82° leilão público de biodiesel da ANP, 51% do volume total comercializado no L82 estava reservado ao mês de dezembro. Isso representa cerca de 547 milhões de litros de biodiesel, de 1,072 bilhão de litros. Os 525,6 milhões de litros restantes deveriam entrar no mercado no mês de novembro.
O mês de novembro, inclusive, teve um ótimo desempenho em relação às entregas. As distribuidoras retiraram 97,4% do volume de biodiesel reservado para o período, cerca de 511,7 milhões de litros. Isso faz com que o resultado de dezembro seja ainda mais surpreendente. No intervalo de um mês, a procura por biodiesel caiu mais de 6 pontos percentuais e quase 13 milhões de litros.
Por fim, o último leilão público de biodiesel da história terminou com um resultado pouco animador. Somando os dois meses correspondentes ao L82, aproximadamente 1,01 bilhão de litros entraram no mercado dos mais de 1,072 bilhão vendidos no certame. Isso representa um desempenho total de 94,2%, o pior desde o L77, quando as distribuidoras retiraram 92,4%, mas muito próximo da performance do L81, que marcou 94,5%.
Fonte: Biodiesel BR