loader image

Indonésia iniciará testes do B40 no próximo mês

Mistura deveria entrar no mercado no início de 2021, mas teve que ser adiado por conta da pandemia e de fatores econômicos

 

O Ministério de Energia da Indonésia anunciou que pretende começar os testes rodoviários do B40 em fevereiro de 2022. O país asiático já planeja implementar a mistura obrigatória de 40% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil há algum tempo, mas encontrou obstáculos no caminho. Primeiro foi a pandemia, que, em 2020, impossibilitou que o governo trabalhasse para implementar a mistura no início de 2021, como era o plano inicial. Outrora, em meados de 2021, uma grande alta no preço do óleo de palma, principal matéria-prima do biodiesel indonésio, impediu que a mistura subisse de 30% para 40% no início de 2022.

O ministério anunciou que os testes durarão 5 meses e envolverá diversos produtores e instituições governamentais. Entre elas estão a Associação da Indústria Automotiva da Indonésia, a Associação dos Produtores de Biocombustíveis da Indonésia, a estatal de petróleo e gás natural Pertamina, a Agência Indonésia de Gerência do Fundo para Plantações de Óleo de Palma e o Ministério da Indústria.

O programa nacional de biodiesel da Indonésia foi implementado para reduzir as importações de diesel fóssil e dar suporte aos preços de óleo no mercado internacional. Atualmente, o país do sudeste asiático é o maior produtor de biodiesel e de óleo de palma do mundo. 

Os testes serão feitos com duas misturas diferentes de biodiesel. Uma delas terá 30% de éster metílico de ácido graxo (FAME, em inglês) e 10% éster metílico de palma destilado (DPME, em inglês), a outra também terá 30% de FAME, mas os 10% restantes serão de diesel verde feito de óleo de palma. “O uso do B40 será seguido de melhora na qualidade do próprio biodiesel e do diesel fóssil”, disse Dadan Kusdiana, diretor-geral de energia renovável do Ministério de Energia da Indonésia. Kusdiana disse, ainda, que a decisão sobre a implementação do B40 será tomada após os testes serem completados.

 

Fonte: Reuters, The Jakarta Post, Agrolink e Biodiesel BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish