O InovaBio é o primeiro edital dessa unidade da empresa que atua na área da bioeconomia do Brasil.
A Embrapa Agroenergia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pecuária e Agricultura, lançou no início deste mês de junho o InovaBio, edital de inovação aberta em biocombustíveis e bioprodutos para a agroindústria. Esse é o primeiro edital da unidade que, desde 2006, atua no desenvolvimento da bioeconomia brasileira por meio de biocombustíveis, bioprodutos e biomassa, com objetivo de aumentar a participação de fontes renováveis no Balanço Energético do Brasil.
O edital, voltado para startups, agroindústrias e empresas empreendedoras, procura projetos de inovação com potencial de virarem produtos ou soluções tecnológicas a serem entregues à sociedade. As empresas escolhidas irão codesenvolver seus projetos em parceria com a Embrapa Agroenergia.
“A grande vantagem de cocriar ou codesenvolver um projeto conosco é ter acesso à toda a infraestrutura laboratorial de ponta oferecida pela Embrapa Agroenergia e ao nosso corpo técnico altamente qualificado com atuação multidisciplinar, além, é claro, dos recursos financeiros”, explica a chefe de Transferência de Tecnologia, Patrícia Abdelnur.
O InovaBio abrange 9 temas e 22 linhas de interesse para a parceria entre a Embrapa e o setor privado. Os projetos devem estar relacionados com pelo menos 1 dos 9 temas a seguir: biotecnologia industrial; processos fermentativos; processos enzimáticos; bioinsumos de origem microbiana e vegetal; processos químicos e biológicos; processos para a produção de microalgas; desenvolvimento de bioinsumos e bioprodutos a partir de microalgas; insumos para refino de óleos e desenvolvimento de biomateriais.
São 4 modalidades financeiras para parceria a depender do tamanho da empresa: faturamento de até 360 mil reais; de até 4,8 milhões de reais; de faturamento igual ou superior a 4,8 milhões de reais; e para empresas de todos os portes. As propostas serão analisadas com base no potencial de alcance, na relevância, na aderência aos temas de interesse, no impacto da inovação sugerida, além da oportunidade e conveniência das propostas.
O edital demonstra uma importante iniciativa da Empresa Brasileira de Pecuária e Agricultura de fomentar, incentivar e investir em projetos do setor privado na área de biocombustíveis e bioprodutos. Essa área está em franco crescimento, uma vez que é notável a, cada vez mais acelerada, busca pela adoção de fontes de energia renováveis e práticas que agridam o mínimo possível o meio ambiente.
As inscrições para o edital podem ser feitas até o dia 8 de agosto de 2021 pelo site https://www.embrapa.br/agroenergia/inovabio, onde também existem mais informações sobre o InovaBio.
Fonte: Embrapa Agroenergia