loader image

O Surgimento da Óleoponto

O surgimento da Óleoponto se deve, principalmente, a dois grandes pontos: uma grande preocupação em relação ao meio ambiente e à qualidade de vida das próximas gerações e a visão de uma oportunidade única de negócio. Zadrik Mendonça, fundador da Óleoponto, sempre foi comprometido com a causa ambiental e, em um determinado momento de sua vida, identificou uma oportunidade sensacional de empreendimento que poderia ajudar a sociedade de diversas formas. Assim, ele fundou e iniciou sua caminhada com a Óleoponto.

A ideia começou a surgir em 2009, quando Zadrik Mendonça era aluno de Arquitetura em Campo Grande/MS. Nessa graduação, ele conheceu o problema do descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente durante um curso de Permacultura, que é uma ciência que trata sobre, entre outras coisas, a compreensão da ecologia, o uso de energias e o bem manejar dos recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. 

Hoje, no Brasil, são produzidos mais de 3 bilhões de litros de óleo vegetal comestível e, dessa quantidade, a cada 4 litros de óleo consumidos, 3 são absorvidos pelo alimento ou evaporam na panela e 1 é descartado, segundo a Sabesp. Isso significa que são descartados, anualmente, mais de 750 milhões de litros de óleo, dos quais, apenas, 82 milhões são reciclados aproximadamente. Dessa quantidade que é reciclada, 70 milhões de litros são para produção de biodiesel, segundo a Ubrabio, e estima-se que 12 milhões são utilizados para produção de produtos derivados como sabão, tinta, entre outros. Portanto, mais de 650 milhões de litros de óleo estão indo para o meio ambiente anualmente, onde cada litro de óleo contamina 25 mil litros de água.

Em 2011, trabalhando no Planejamento Urbano de Campo Grande/MS, Zadrik identificou o problema do mal descarte do óleo de cozinha nas cidades, o prejuízo que gerava para as empresas de saneamento e, ao mesmo tempo, que isso poderia significar uma grande solução para a produção de biodiesel.

Em 2017, morando em Jardim, interior do MS, durante uma caminhada matinal, Zadrik teve a ideia de criar uma solução, no formato de um caixa eletrônico, que coletasse e reconhecesse o óleo descartado e gerasse uma bonificação para o usuário doador. Essa ideia era a Óleoponto.

Daí em diante, ele foi buscar quem pudesse ajudar ele na criação dessa tecnologia. Nessa procura, ele encontrou o escritório júnior da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, que, em 2018, o ajudou a projetar e criar o primeiro protótipo. Além disso, após um conselho de Robinson Shiba, fundador da China in Box, Zadrik tratou de patentear sua ideia logo cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish