Assim como no meio do ano, decisão foi baseada numa alta no preço do biodiesel
O setor do biodiesel sofreu um baque na última quinta-feira (26). A categoria recebeu com surpresa a notícia que a mistura de biodiesel voltará a cair para o último bimestre de 2021. Após subir para o B12 no quinto bimestre, a porcentagem irá ser reduzida para 10% nos meses de novembro e dezembro.
A informação foi passada por membros do Ministério de Minas e Energia para representantes de usinas e associações do setor produtivo de biodiesel. Segundo os integrantes do ministério, a decisão ainda não foi formalizada, porém já foi tomada pelo governo federal. A formalização deve ser feita pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nas próximas semanas, até 10 de setembro, dia limite para o edital do próximo leilão, o L82.
O motivo da redução para o B10 é o mesmo de alguns meses atrás: o preço. Segundo as informações que chegaram ao setor, o alto preço do biodiesel elevaria o preço do diesel nas bombas, o que, consequentemente, impactaria a inflação no Brasil. Essa mesma causa também reduziu a mistura para 10% no terceiro e quarto bimestre de 2021.
O ano de 2021 foi repleto de um vai e volta na mistura de biodiesel. Os dois primeiros bimestres seguiram o roteiro escrito em 2020: B12 em janeiro e fevereiro, mantendo a porcentagem do ano anterior, e B13 no segundo bimestre, a qual era a mistura prevista para o ano inteiro de 2021. Todavia, temendo uma pressão inflacionária causada pelo preço do biodiesel, a mistura caiu para 10% entre maio e agosto. Após essa queda, a porcentagem voltou a subir para 12% para o penúltimo bimestre, ainda abaixo do previsto para o ano, mas já um sinal positivo para o setor. Agora, a mistura volta a cair para 10%, freando uma iminente recuperação dos produtores de biodiesel.
Fonte: Biodiesel BR