loader image

Maior porto de carvão do mundo será totalmente movido à energia renovável

Porto de Newcastle, Austrália, também implementou veículos elétricos visando descarbonizar suas atividades até 2040

 

O Porto de Newcastle, na costa leste da Austrália, é atualmente o maior porto de carvão do mundo. Anualmente, ele exporta cerca de 165 milhões de toneladas do combustível fóssil. Entretanto, uma mudança quase que paradoxal acontecerá: o ancoradouro que leva toneladas do mais poluente dos combustíveis para o mundo será movido 100% por energia renovável.

O porto australiano firmou um acordo com o parque de energia eólica da Iberdrola, situado no interior do estado de New South Wales, para o fornecimento de energia limpa. A ação é parte do objetivo do porto de descarbonizar suas atividades até 2040 e fazer com que o carvão seja responsável por apenas metade de suas receitas até 2030. Além disso, visando alcançar essas metas, o porto já possui 97% de sua frota composta por veículos elétricos e está alterando sua infraestrutura para diminuir as emissões de CO2 durante sua operação.

 

Transição energética na Austrália

 

As mudanças no porto de Newcastle não são um fato isolado na Austrália. O país, que é um dos maiores produtores de carvão mineral do mundo, vem se esforçando para diminuir a utilização de combustíveis fósseis e aumentar a participação das energias renováveis. 

Nos últimos 3 meses de 2021 (outubro, novembro e dezembro), a Faculdade de Clima e Energia da Universidade de Melbourne registrou uma queda de 6% na participação do carvão na rede elétrica em comparação com o mesmo período de 2020. Além disso, no mesmo período, a faculdade registrou a menor participação de gás natural desde 2004.Enquanto isso, a geração de energia solar fotovoltaica cresceu 24% e a de energia eólica 6,4%.

 De acordo com o último Relatório de Energia do governo australiano, realizado em 2019, 21% da produção total de energia no país vem de fontes renováveis, registrando um aumento de 46% na energia solar e 19% na energia eólica. Entre as fontes renováveis, também se destacam as hidrelétricas, que representam 26% da energia limpa produzida no país.  A previsão é, ainda, que este crescimento acelere nos próximos 10 anos.

 A previsão é que em 2030 as emissões do setor elétrico na Austrália diminuam 23% e que a proporção de energias renováveis na matriz energética alcance a taxa de 48%. Essas perspectivas favoráveis baseiam-se nos planos para atualizar a rede de transmissão e distribuição do país, assim como na redução do custo das tecnologias de armazenamento.

 

Fonte: Click, Petróleo e Gás, Mundo Conectado, Iberdrola e Global Citizen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish