loader image

Mistura do biodiesel sobe a 12% para próximo leilão

Após queda nos últimos leilões, o percentual ainda não chegou ao patamar antigo.

O governo federal anunciou, na noite da última segunda-feira (12), a elevação da porcentagem da mistura do biodiesel. A medida vale para o 81° Leilão de Biodiesel da ANP, válido pelo bimestre setembro-outubro, e a porção de biodiesel misturada ao diesel fóssil será de 12%.  

A mistura havia caído de 13% para 10% nos últimos dois leilões, devido a um temor do governo em relação a uma possível pressão inflacionária trazida por uma alta histórica do preço da soja. Apesar da elevação, a porcentagem ainda não atingiu o valor que havia sido determinado para o ano de 2021 – 13%.

O governo federal sofreu pressão dos dois lados nas últimas semanas. Tanto o setor do biodiesel quanto o do diesel fóssil defendiam seus respectivos interesses – o diesel pedia pela permanência da mistura em 10% e o biodiesel defendia e ainda defende a volta ao patamar de 13%. O setor do biocombustível ainda sustenta que o Brasil é capaz de elevar sua mistura gradualmente até 20%, como afirmou Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBios e ex-presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), em cerimônia em Brasília nas últimas semanas. 

Com a determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de fixar a mistura em 12%, o governo encontrou um meio termo entre os pedidos dos dois setores envolvidos nessa disputa. A data de abertura do certame será em 6 de agosto, conforme edital publicado pela agência reguladora ANP.

 

Fonte: Agência Brasil e ISTOÉ Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish