loader image

A máquina inteligente da Óleoponto

Após um longo tempo de desenvolvimento a máquina inteligente da Óleoponto ficou pronta. O processo foi composto de diversas etapas, desde o refinamento da ideia até a definitiva construção, que foram feitas em uma parceria entre a Óleoponto e a EESC jr., empresa júnior da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

O MVP da Óleoponto foi finalizado no fim do ano de 2019 e, a partir dele, obtivemos as últimas informações sobre como a nossa máquina inteligente deveria ser e estávamos muito perto de dar andamento à etapa de montagem. Entretanto, como todos sabem, alguns meses depois, a pandemia teve início e um obstáculo imenso estava à nossa frente. 

Contudo, a alma do empreendedorismo, principalmente para pequenas startups, é saber enfrentar todas as adversidades, os imprevistos e sair fortalecido dessas experiências. Como as aulas presenciais haviam sido suspensas na USP São Carlos, que era onde a máquina estava sendo montada, a alternativa foi transferi-la para a república dos alunos membros da EESC jr. para que a produção não fosse interrompida por muito tempo.

A partir daí, com muito empenho e dedicação de todos os envolvidos, nossa máquina inteligente foi tomando forma até estar 100% pronta. Nossa máquina foi feita para atender da melhor forma todas as partes envolvidas no processo de coleta e reciclagem do óleo. O usuário, o dono do estabelecimento onde a máquina ficará instalada, até os recicladores de óleo terão a melhor experiência possível ao usar a máquina inteligente da Óleoponto.

 

O funcionamento da máquina inteligente

 

A máquina inteligente da Óleoponto tem duas partes principais: o caminho do óleo e a tela interativa para bonificação do usuário. A EESC jr. desenvolveu cada pormenor para que a máquina fosse extremamente funcional.

O caminho do óleo começa por uma porta automática que abre para o usuário conectar sua garrafa PET de 2 litros com óleo de cozinha usado. Em seguida, a porta fecha, o óleo é coletado da garrafa, passa por um sistema que filtra suas impurezas, contabiliza a quantidade doada e bombeia para os galões de armazenamento. Todo esse caminho é feito de forma segura, protegido contra fraudes, e extremamente higiênica, não comprometendo a reciclagem.

A tela interativa também funciona de forma extremamente simples. Quando um novo usuário chega à máquina, ele precisa fazer um rápido cadastro no sistema Óleoponto, para que ele possa receber os pontos de bonificação após a doação. Quando o usuário já possui o cadastro, basta colocar os dados no painel e iniciar a doação. Para o usuário ter acesso aos seus pontos e trocá-los por benefícios, é necessário que ele acesse o site oficial da Óleoponto: oleoponto.com.br. A tela interativa ainda mostra a frequência de doações e a capacidade de armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish