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O MVP da Óleoponto

MVP é uma sigla que significa “Minimum Viable Product”, em inglês, ou “Mínimo Produto Viável” em Português. É uma metodologia que se baseia em, antes de desenvolver um produto para colocá-lo no mercado, produzir uma versão extremamente reduzida desse produto idealizado e fazer testes de mercado com ele. Dessa forma, você pode analisar como seu produto se adequa à demanda, como ele é visto pelo público e pode fazer ajustes a partir dos feedbacks coletados durante esse período de testes.

A Óleoponto seguiu esse caminho e realizou o seu MVP. Durante nossa parceria com a FEA Júnior USP, resolvemos adotar essa metodologia para a nossa máquina inteligente coletora de óleo. Fizemos uma simples estrutura de metal em uma serralheria, cobrimos com chapas de metal e colocamos uma televisão como tela.

Máquina feita para o MVP.

A partir disso, procuramos parceiros para realizar essa experiência. O principal parceiro que acreditou em nosso projeto e nos patrocinou foi a LPX Agroindustrial. Fernando Peró, CEO da empresa, apostou em nossa tecnologia, ao ver como ela é inovadora e pode ser essencial no mercado. Essa parceria foi fundamental para essa fase inicial da Óleoponto e para que realizássemos nosso MVP. Outro colaborador foi o Supermercado Comper do Hiper Center Spipe Calarge de Campo Grande, que foi onde a nossa máquina ficou instalada na capital sul mato-grossense.

Fernando Peró, LPX Agroindustrial, e Zadrik Mendonça, Óleoponto, firmaram parceria para a realização do MVP.

Nosso MVP foi realizado na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, entre os dias 23 de setembro e 29 de novembro de 2019. Foram 68 dias no Hiper Comper Spipe Calarge recolhendo óleo de cozinha usado e trocando por óleo de cozinha novo. Ao todo, recolhemos 2017 litros de óleo de cozinha usado de 386 usuários e salvamos cerca de 50 milhões de litros de água da contaminação causada pelo óleo mal descartado. Toda a ação de recolhimento e troca do óleo usado pelo óleo novo foi feita pelo CEO da Óleoponto, Zadrik Mendonça.

Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento da Óleoponto, para identificarmos a melhor forma de entrar no mercado e refirnarmos nossa máquina inteligente para que ela tivesse a melhor experiência para o usuário, o dono do estabelecimento e os recicladores de óleo.

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